EVANGELIZE...NOSSAS CRIANÇAS

Frase para você pensar:


Quer você goste ou não, alcançar as crianças no mundo de hoje é uma questão de vida ou morte.

Que você seja encontrado fiel, transmitindo a Palavra da Vida para uma geração em perigo!”


(Warren W. Wiersbe)

terça-feira, 23 de abril de 2013

A PARÁBOLA DO SEMEADOR - JOGRAL INFANTIL


Quantidade de crianças: 6 CRIANÇAS + OU -


Dicas: Coloque as crianças fantasiadas de plantinhas. Pode ser uma máscara feita de papel cartão e elástico. a roupa dode ser de TNT verde. Você pode variar, colocando algumas de flores, outras de árvores e assim por diante. arrume o jogral em um papel ou pastinha para cada uma delas.

Início:TODOS- Eis que o semeador saiu a semear.E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho,e, vindo as aves, a comeram.

1ª criança - Outra parte caiu em solo rochoso,onde a terra era pouca,e logo nasceu, visto não ser profunda a terra.Saindo,porém, o sol , a queimou; e , porque não tinha raiz, secou -se.

2ª criança - Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e aa sufocaram.

3ª criança - Outra, enfim caiu em boa terra e deu frutos; a cem, a sessenta,e atrinta por um.

4ª criança - Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

TODOS - Atendei vós, pois à parábola do semeador.


5ª criança - A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração.

1ª criança - Este é o que foi semeado à beira do caminho .

2ª criança - O que foi semeado em solo rochoso , esse é o que ouve a palavra e a recebe logo , com alegria;

TODOS - Mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração;


6ª criança - Em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.

3ª criança - O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo

4ª criança - E a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.

5ª criança - Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a aplavra e a compreende;

6ª criança - Este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.
TODOS - Que possamos ser como a boa terra, frutificando e produzindo a cem , a sessenta e a por um.

(BASEADO NO LIVRO DO EVANGELHO DE MATEUS CAP.13 VER.3 ATÉ 23)


TIRADO DA NET

sexta-feira, 19 de abril de 2013

COMO SER AINDA MAIS CRIATIVO




Oito Maneiras de Fazer Fluir a Sua Criatividade 
“... porém as contarás a teus filhos” (Deuteronômio 4:9) 

      Se, como o autor de Eclesiastes diz, não há nada novo sob o sol, por que outras pessoas parecem sempre apresentar tantas idéias novas e criativas para seus programas com as crianças? 

      Na verdade, há de fato pouquíssimas idéias criativas novas. Muitas vezes, o truque é emprestar idéias de outras pessoas e redesenhá-las de forma criativa. Apresento oito maneiras de copiar essas idéias e utilizá-las com proveito a fim de poder desenvolver melhor o programa para as crianças em seu ministério. 

      1. Compre revistas. Pesquise revistas dirigidas a mulheres, crianças, trabalhos manuais e culinária. Faça xerox dos artigos interessantes e coloque-os em prática o mais breve possível em seu ministério. 

      2. Arquive sugestões que poderão ser usadas no futuro. Colecione sugestões de trabalhos manuais, jogos, receitas, atividades e assim por diante. Mesmo se você não estiver segura de como usar uma idéia, guarde-a para uso posterior. 

      3. Visite outros grupos. Observe as classes nas escolas locais. Visite clubes de crianças como, por exemplo, os escoteiros. Procure saber o que outras igrejas estão fazendo. Muitos professores e líderes de grupos terão prazer em partilhar suas melhores idéias. 

      4. Busque nova utilização para objetos comuns. Abra as portas dos armários de sua cozinha e pegue qualquer utensílio. De quantas formas este objeto pode ser usado além do óbvio? Pode ser um prato de alumínio que se transforme em címbalo, chapéu, ou disco voador. 
      Exercite-se no buscar novos usos para objetos comuns. O que você pode fazer com guarnições de portas e janelas? Ou no que pode se tornar um saco cheio de papel picotado do escritório? Anote suas idéias e mantenha-as no seu arquivo. 

      5. Troque idéias com outras pessoas. Reúna-se com uma ou duas pessoas e abra seu arquivo. Diga: “Tenho aqui um artigo excelente a respeito do uso de balões nos projetos de ciências. Como poderemos relacionar este conteúdo com próximas lições ou atividades?” Não exclua qualquer que seja a idéia. Antes, tente incluí-la ou modificá-la até chegar a uma nova grande idéia que todos aprovem. 

      6. Observe as crianças brincarem. Observe as crianças brincando em um parque e veja que jogos elas inventam enquanto brincam. Uma nova forma de jogar algum jogo conhecido pode ser criada em sua vizinhança e você será o primeiro a conhecer as regras! Então considere como poderá usar essa nova idéia em sua programação. 

      7. Converse com as criançasIsto pode parecer óbvio – você trabalha o tempo todo com elas. Mas as crianças são criativas sem nem mesmo pensar a respeito. Inclua algumas crianças em seu empreendimento de “olhar as coisas sob uma nova perspectiva”. Faça o jogo de descobrirem o uso mais inusitado para objetos simples. Pergunte às crianças o que elas acham de sua programação atual. Como poderia melhorar? O que elas apreciam e o que não? Se elas estivessem no comando, o que fariam de forma diferente (além de comerem sorvete todas as semanas)? Leve a sério a contribuição delas. As crianças são seus melhores críticos e os aliados mais criativos. 

      8. Crie lições multissensoriais. Você pode não ser capaz de levar seus alunos para as entranhas de um grande peixe, mas se meterem sob uma mesa com uma toalha durante a história pode acrescentar algum efeito. Ouvir a respeito de Jesus deitado em sobre uma esteira de palha assume um significado diferente quando as crianças estão sentadas sobre um monte de palha que provoca coceiras. Visualizar as 5.000 pessoas alimentadas por Jesus é muito fácil, se a sua lição ocorrer no centro de um estádio. 
      Ainda uma palavra final de incentivo: Quanto mais você exercitar sua criatividade, mais fácil isto se tornará. Não há limites! 


RESUMINDO: Não há limite para o que sua imaginação pode produzir. Simplesmente tire tempo para permitir-se ser criativo. Lembre-se de que quanto mais você pratica sua criatividade, mais fácil ser-lhe-á essa empreitada.
 Amy Nappa é co-autora criativa do livro 52 Fun Family Devotions (Augsburg Fortress Publishing). Reimpresso mediante permissão da Children’s Ministry Magazine, Copyright 1995, Group Publishing, Inc., Box 481, Loveland, CO 80539.  
[Extraído de Kids’ Ministry Ideas, outubro – dezembro de 2004, pp. 28-29.]


Contribuição: Valéria Machado - Grupo EBD.